15/04/15
Motivação
POR:

EXERCÍCIOS PARA SUBSTITUIR PENSAMENTOS NEGATIVOS

autoestima-nair_hababi

Conforme eu já escrevi anteriormente,  a maior parte das nossas crenças acerca de nós mesmos são criadas em sua maior parte durante a nossa infância.

Para que possamos mudar a percepção negativa que temos sobre nós mesmos, é importante exercitarmos nossa mente diariamente com PENSAMENTOS POSITIVOS.

Segundo o livro “Self-Esteem for Dummies“, fazer afirmações positivas logo no início do dia fará com que seu dia seja muito mais vibrante! Ainda, pensamentos positivos nos ajudam a alcançar nossos objetivos, pois ao invés de focarmos nas dúvidas e angústias, devemos nos concentrar nas nossas forças, capacidade e talentos.

Num sentido mais amplo, nossas conquistas e felicidade, em geral, são um resultado direto dos nossos pensamentos. Portanto, quanto mais pensarmos positivamente, estaremos construindo um diálogo interno que reforça uma nova visão sobre nós mesmos e sobre nossas vidas. Os pensamentos negativos são substituídos dando uma nova perspectiva para nossas vidas…

Um EXERCÍCIO sugerido pelo livro é repetir afirmações positivas, em voz alta, todos os dias. Precisamos dedicar um pouquinho de tempo diariamente para colhermos um resultado maravilhoso!!

Por exemplo, está parado no trânsito só pensando que vai chegar atrasado e que o trânsito é uma m#*&@??? Então, aproveite este momento para repetir algo que eleve sua autoestima.

Está fazendo uma caminhada?? Aproveite para pensar naquilo que você deseja conseguir e visualize que você está alcançando esse seu objetivo. Isso ajuda muito a renovar as expectativas e ajudará a motivá-lo a continuar em busca de seus sonhos…

Outro dia, como outro qualquer, acordei cedo para preparar o café das crianças, mas eu ainda estava muito cansada e queria muito continuar dormindo. Fui andando até a sala meio que resmungando comigo mesma. Daí parei e pensei:

“Peraí, estou viva, mais um dia de vida me foi concedido, tenho saúde e tudo caminha bem na minha vida, então por que você estou reclamando??”

Então, me dirigi até a sacada e comecei a observar o céu…tão lindo… Imediatamente fiz uma oração agradecendo por mais um dia lindo de vida, com muitas oportunidades pela frente!

O que fiz foi exatamente substituir pensamentos negativos por pensamentos positivos.

Parece bobagem, mas não é… Nossa mente tanto pode trabalhar contra como a nosso favor.

Mas para tirarmos o melhor dela, devemos treiná-la a sempre ser positiva, mesmo na pior das situações! Tenho aplicado esse exercício com bastante frequência, e hoje sempre tento ver o lado positivo das coisas…

Se algo aconteceu de errado, aconteceu e ponto, nada vai mudar. Mas certamente somente vai piorar se nutrirmos esse fato com pensamentos negativos. O pensamento positivo nos dá o equilíbrio necessário para conseguirmos encontrar uma solução, mesmo que a longo prazo.

Lembre-se: exercitar o corpo é vital, mas exercitarmos nossa mente é fundamental!

Beijos.

(Fonte: Self-Esteem for Dummies, by Renee Smith and Vivian Hart, 2015, www.wiley.com).

1+

Comente esse assunto no facebook

Deixe seu comentário aqui no blog!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados com essa matéria