26/09/15
Krav Maga
POR:

Krav Maga: história e filosofia

História

O Krav Maga nasceu em meados da década de 40 pelas mãos do Imi Lichtenfeld, que criou um método de defesa pessoal de sobrevivência em meio à guerra que se instalou em Israel.

krav_maga_fundador-krav_maga-defesa_pessoal

Imi Lichtenfeld

As técnicas criadas deram condições de defesa contra situações armadas ou desarmadas, até mesmo contra ataques terroristas e situações com reféns. Essas técnicas passaram a ser utilizadas pelos grupos de defesa e, com a independência do Estado em 1948, a filosofia do Krav Maga passou a ser adotada pelo serviço militar israelense (Tzahal), polícia e serviço secreto.

krav_maga-defesa_pessoal

No início era restrito apenas à elite militar, mas a partir de 1964 foi liberado o ensino aos militares em geral, e à população civil dentro do Estado de Israel.

Preocupado com o futuro do Krav Maga, seu criador selecionou um grupo de pessoas que seriam treinadas para difundir sua obra para todo o mundo, sendo o mestre Kobi um deles. Em 1987, foi liberada a saída do Krav Maga para o mundo.

Em 1990, mestre Kobi chega ao Brasil.

O Krav Maga é uma arte, pois transmite ao praticante ideias e sentimentos. Sua prática estimula no aluno a vontade de se superar, não somente fisicamente, mas em todos os aspectos como ser humano.

Uma de suas principais metas é a busca pela auto-confiança.

krav_maga-defesa_pessoal

Por que, então, devemos aprender uma defesa pessoal?

Aprende-se defesa pessoal, primeiramente, porque qualquer ser vivo precisa saber se defender de uma agressão física. E, em segundo lugar, pela consciência dos benefícios que este saber traz. O não sentir-se ameaçado (fisicamente ou não), o sentir-se capaz, acreditar em si mesmo, a luta pela superação pessoal, o desafio de se impor objetivos e transpor barreiras, além do aspecto do aumento de preparo físico, levam ao aprendiz de defesa pessoal a uma vida mais saudável, física e mental.

krav_maga-defesa_pessoal-defesa_pessoal_mulheres

(Fonte: Federação Sul-Americana de Krav Maga www.kravmaga.com.br).

 

1+

Comente esse assunto no facebook

Deixe seu comentário aqui no blog!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentário:Krav Maga: história e filosofia

  1. Mikaela Ferreira

    Boa noite, site bom ate ver falando que o Kobi é o unico a ensinar o Krav Maga no Brasil. Isso é errado deveria primeiro fazer uma pesquisa aprofundada.

    • Nair Hababi

      Oi, Mikaela. Obrigada pela observação. O equívoco já foi corrigido. Obrigada!!

Posts Relacionados com essa matéria