28/01/15
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Mito ou Verdade: Treinar em Jejum Ajuda a Emagrecer?

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Hoje vamos falar sobre um assunto que tem gerado muita polêmica entre os adeptos da malhação: treinar em jejum ajuda a perder gordura? Será que o método realmente funciona? Mito ou verdade?

Pois bem, sabemos que o verão é a época do ano que ninguém quer fazer feio na hora de colocar aquele biquininho para ir à praia ou clube. Por este motivo, muitas pessoas costumam pegar firme na malhação a fim de garantir curvas delineadas. E para garantir resultados ainda mais notórios, algumas investem na prática de não realizar nenhum tipo de refeição antes do treino com o intuito de provocar uma queima de gordura ainda maior.

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O problema é que embora alguns estudos afirmem que praticar exercícios físicos em jejum maximizam a queima de gordura corporal, o método não é recomendado porque pode trazer danos à saúde. Dessa forma, para que o organismo utilize a gordura estocada como fonte de energia ele precisa de carboidrato.

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Ou seja, se você não fez uma refeição antes do treino, o seu organismo não possui as quantidades necessárias deste carboidrato. Sabe qual é o resultado? Você pode até perder gordura no início do treino porque seu corpo ainda possui uma reserva de carboidratos. Mas, da metade do treino em diante, você estará gastando apenas a massa muscular magra. O que não é o nosso objetivo, não é meninas?
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Outro problema é que fazer atividades físicas em jejum pode levar a um quadro de hipoglicemia, que é quando a quantidade de açúcar presente no sangue sofre uma queda drástica, resultando em uma sensação de mal-estar, dor de cabeça, fadiga, tontura, náuseas e até mesmo desmaio. Portanto, evitem essa prática, ok?

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Sendo assim, para garantir um bom rendimento no treino, tenham cuidado com a escolha dos alimentos antes da prática das atividades.

Apostem nos carboidratos complexos, pois eles fornecem a energia que precisamos para malhar e ainda estimulam a queima das indesejáveis gordurinhas localizadas.

Pão integral e frutas com cereais são boas opções de lanche pré-treino, pois são super levinhos e não nos deixam com sensação de inchaço no estômago.

Gostaram das dicas? Então, bons treinos!

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