05/02/17
Fitness
Saúde
POR:

CrossFit pode machucar?

Uma modalidade que virou febre, virou também motivo de preocupação. Tanto se fala em CrossFit, mas pouco ainda conhecemos sobre os efeitos dessa modalidade.

Mas, afinal, o que é CrossFit?

O CrossFit é um programa de treinamento de força e condicionamento físico baseado em movimentos funcionais de alta intensidade e constantemente variados.


Treinando CrossFit, busca-se desenvolver e melhorar todas as capacidades físicas como: resistência cardiovascular (respiratória), resistência muscular, força, flexibilidade, precisão, potência, agilidade, equilíbrio, coordenação e velocidade.

O principal equipamento para a sua prática é o próprio corpo. Mas, também, utilizam-se técnicas e equipamentos específicos como barras e anilhas olímpicas, kettlebells, pesos livres, cordas, caixas, bolas, pneus, argolas, elásticos, correntes, entre, outros.

Os especialistas são categóricos quanto à necessidade de uma avaliação médica antes de se iniciar qualquer atividade física e, no caso do CrossFit, chamam atenção para a função dos treinadores. É muito importante que o treinador conheça o aluno internamente, suas limitações e potencialidades para tornar o programa de treinamento o mais específico possível para o praticante.

O CrossFit não considera a individualidade biológica de seus participantes, muitas vezes impondo uma carga de treinamento padronizada que pode ser até exagerada caso o aluno não esteja fisicamente preparado. O aluno que não tem conhecimento e consciência corporal mínimos, pode se lesionar caso dependa de uma supervisão muito generalizada, ou seja, poucos treinadores para uma quantidade elevada de alunos.

O que muito se vê dentro do CrossFit, é um treinamento baseado em repetição, onde o aluno tem que cumprir o maior número de repetições num curto espaço de tempo. Com isso, o aluno deixa em algum momento de prestar atenção à execução correta dos exercícios, para se concentrar apenas no objetivo de cumprir o número de repetições desejadas. E aí é que mora o perigo de se lesionar…

Essa foto, por exemplo…imagine você correndo com um saco de areia de um lado só do corpo. Concordam que forçamos muito mais um lado, pois não há uma distribuição correta da carga e que irá desencadear uma sobrecarga muito maior?

E por favor…o objetivo deste post não é desmerecer os benefícios do CrossFit, e sim, alertar àqueles que não possuem conhecimento e capacidade física a serem mais cautelosos antes de praticar tanto esta ou como qualquer outra modalidade.

Por isso, pesquisem, se informem, peçam ajuda de um especialista antes de iniciar qualquer modalidade física. O que é bom para os outros pode não ser pra gente, né?

Beijos.

Na

 

 

 

 

 

0

Comente esse assunto no facebook

Deixe seu comentário aqui no blog!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados com essa matéria