05/06/16
Bem Estar
Saúde
POR:

Depressão: como o esporte pode ajudar você a sair dessa!

 

importancia-do-tratamento-4

Oi pessoal!

Hoje vou falar de um assunto muito delicado, mas que assombra milhões de pessoas ao redor do mundo.

Saiba como o esporte auxilia no combate da depressão!

Beijos.

Eu já estive lá…no fundo do poço de uma doença implacável chamada “depressão“.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), em dados de 2014, cerca de 350 milhões de pessoas sofrem com essa doença. Sim, infelizmente você não leu errado, 350 milhões… Assustador, não é?

A fase mais difícil, na minha opinião, era não saber o que estava acontecendo comigo na época. Eu não queria aceitar que eu pudesse estar com depressão, então fiquei um bom tempo sofrendo sozinha.

Para sair dessa fase inicial, é necessário ajuda médica. E foi o que graças a Deus fiz. Superar o preconceito da doença e procurar um médico é essencial para se sair do pior momento.

Com a medicação, eu consegui voltar a viver. Deixei de ficar em casa trancada no quarto escuro, chorando sem motivo, sentindo uma dor inexplicável no peito, e voltar a conviver de novo com minha família.

Porém, depois de anos medicada eu queria parar com a medicação, pois eu tinha muitos altos e baixos e alguns efeitos colaterais. E foi aí que o esporte me ajudou muito…!!!

Muitas pesquisas são conduzidas a respeito do tema, e uma divulgada pela University Southern Methodist, em Dallas, concluiu que o esporte atua em neurotransmissores do cérebro, com efeitos semelhantes aos dos antidepressivos. Liberando, ainda, um hormônio chamado endorfina (conhecida como o hormônio da alegria, produzindo sensação de bem-estar, alívio de dores e euforia) e dopamina (proporciona um efeito tranquilizante e analgésico).

Por isso, eu acredito muito que quando meu médico resolveu me auxiliar a deixar os remédios gradativamente, o esporte supriu exatamente as funções das medicações. O esporte passou a cumprir a função dos remédios, pelo menos no meu caso. Praticar exercícios físicos com regularidade e prazer, me fizeram passar para um outro nível no meu tratamento.

Sim, outra coisa muito importante é você encontrar um esporte ou atividade física que você goste de fazer. Ir por obrigação apenas pode comprometer os efeitos a longo prazo  e fazer você perder a motivação e desistir. Claro que o importante é ir, gostando ou não!! Mas quero dizer que se você conseguir aliar isso a uma atividade que também te traga prazer, fará com que você se motive mais facilmente a ir praticar a sua atividade física.

Eu acabei me apaixonando pelo universo das lutas, então eu já nem via mais como obrigação, era puro prazer! Assim, consegui manter meus hormônios da alegria em alta, melhorei minha auto-estima, afinal, meu corpo ficou muito mais bonito, e também, melhorei meu círculo de amizades.

nair_hababi-mma-muay_thai-fitness-boxing

O esporte não somente pode curar a depressão, como também pode preveni-la…

Não espere mais e comece o mais rápido possível a praticar qualquer tipo de esporte!

 

1+

Comente esse assunto no facebook

Deixe seu comentário aqui no blog!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentário:Depressão: como o esporte pode ajudar você a sair dessa!

  1. Lucieni

    Excelente relato. Só sabe o que é essa doença é quem a tem (ou teve). Sucesso!

  2. Maria Neusa Cardoso dos santos

    Nossa adorei era tudo que estava precisando p ajudar minha filha,pq já não sabia mais oq fazer!!! E principalmente depois da tua entrevista no ponto equilíbrio na quarta à 00 hs,melhor já era quinta!!! Mas foi muito importante,,, obgda!!!

Posts Relacionados com essa matéria