09/01/15
Saúde
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Como superar a depressão através da atividade física

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A depressão é uma doença séria que acomete aproximadamente 350 milhões de pessoas no mundo, segundo a Organização Mundial (OMS).

O que muitas pessoas, ainda, não sabem é que a doença do século XXI pode ser tratada com atividade física.

Estudos feito no Centro Médico de Southwestern, na Universidade do Texas (EUA), comprovou que os exercícios aeróbicos podem reduzir os sintomas da depressão. Isso porque a atividade física causa uma distração e também aumenta o convívio social, além de liberar substâncias do bem no organismo como a endorfina e serotonina que são responsáveis por melhorar o humor.

A dica é praticar esportes, pelo menos, três vezes na semana entre 15 a 30 minutos. Os exercícios ao ar livre são bastante benéficos, pois aumentam a energia e a motivação dos indivíduos diminuindo os sintomas da depressão.

Gym group of people

Dessa forma, a atividade física aliada ao tratamento medicamentoso e terapia, quando necessários, o paciente pode voltar a ter uma qualidade de vida melhor.

Alguns sintomas de depressão: humor depressivo ou irritabilidade, angústia, ansiedade, desânimo, cansaço fácil, diminuição ou incapacidade de sentir alegria e prazer em atividades anteriormente consideradas agradáveis, falta de motivação, desinteresse, sentimentos de medo, insegurança, desespero, desamparo e vazio, pessimismo, sentimentos de culpa, baixa autoestima, sensação de falta de sentido na vida, inutilidade, ruína, fracasso, doença ou morte, a pessoa pode desejar morrer, dificuldade de concentração, diminuição da libido, perda ou aumento do apetite e do peso, insônia, dores e outros sintomas físicos não justificados por problemas médicos, etc.

Confira algumas dicas para se livrar do fantasma da depressão:

1. É importante identificar e não ignorar os sintomas e procurar ajuda.

2. Lembre-se que a depressão é uma doença que precisa de tratamento, por isso, não fique se cobrando tanto e busque apoio dos amigos e familiares para conseguir alcançar suas metas.

3.Faça atividades que gosta. Procure sair com amigos, se inscreva numa aula de lutas, faça caminhadas e atividades que motivam, assim você se mantém ocupada e não se concentra na questão da depressão.

(Lembrando que este texto é meramente informativo e um médico sempre deverá ser consultado).

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