03/12/14
Nutrição
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Saiba tudo sobre Whey Protein – Proteína

proteinGirls, muitas são as dúvidas quanto ao correto uso do WHEY PROTEIN.

Sabemos que nem todas as marcas de proteínas são iguais, e que nem sempre a mais cara é a melhor. Da mesma forma, é bastante importante entender quem precisa tomar, e quando e quanto se é necessário suplementar.

Segundo a nutricionista Liane Schwarz Buchman, da Clínica Body Health, da academia Bodytech Eldorado, a maior vantagem do uso de suplementos é a praticidade. Lembrando que todos os nutrientes podem ser adquiridos com alimentação.

1) WHEY PROTEIN

Proteína do soro do leite. A ideia da utilização desse produto é ingerir uma boa quantidade de proteína sem os carboidratos e gorduras que geralmente acompanham alimentos com a mesma quantidades de proteína. Ex: 1 colher medida de Whey protein isolado fornece cerca de 20 – 25 g de proteínas , enquanto 100 g de filé de frango, fornece a mesma quantidade de proteína mas com cerca de 4 g de gordura.

As proteínas são nutrientes responsáveis pela síntese e manutenção de massa muscular, sendo fundamentais no planejamento da dieta de todos, principalmente de esportistas. As necessidades diárias sâo de cerca de 0,8g por kg de peso, aumentando até 1,8 g por Kg de peso para atletas. Essas necessidades são fáceis de atingir com a nossa alimentação, mas algumas outras vantagens , fazem esse suplemento ser bastante utilizado.

E atenção meninas: * Comprovada a eficiência dele na síntese de proteína muscular. Mas para que haja síntese, é fundamental que haja estímulo, ou seja, se não malhar direito, o suplemento não irá funcionar, pelo contrário, pode engordar (pois proteína em excesso é estocada como gordura ), e pode sobrecarregar órgãos como fígado e rins.

Para não correr esses riscos, é necessário saber suas necessidades de proteínas e de qual maneira irá distribuir durante seu dia. Estudos indicam que nosso organismo absorve cerca de 0,25g de proteína por Kg de peso por refeição, ou seja, para uma mulher de 60 Kg, essa conta é de 15 g.

* Mito: O Whey Protein também não deixa ninguém “fortona”, ele auxilia na definição muscular também, desde que seu treino seja programado para isso.

* Outra questão positiva é o aumento da saciedade, quando ingerido pós treino, diminui aquela sensação de vontade de comer a toda hora, muito relatada em quem treina forte e não se alimenta adequadamente.

Uma questão muito questionada é quanto a diferença entre WHEY CONCENTRADO, ISOLADO e HIDROLISADO, vejam:

CONCENTRADO: Passa por um processo mínimo de filtragem e processamento. Contém um pouco de carboidratos,de lactose, gordura e minerais.

Quando Tomar: Como contém um pouco de carboidratos e gorduras em sua composição, é legal para os que não estão em dieta de redução calórica. A combinação de nutrientes pode ser legal para facilitar a preparação de um shake pós treino . Esta versão é mais saborosa também.

A absorção de aminoácidos é mais lenta que nas outras versões, o que pode não ser ideal para atletas de alto nível;

ISOLADO: possui uma concentração protéica acima de 90%. Contém pouco ou nenhum carboidratos , inclusive a lactose, e gorduras.

Quando Tomar: Está em dieta de redução calórica ou para aqueles que são intolerantes a lactose . Sua digestão é mais fácil, desta forma, a absorção dos aminoácidos é mais rápida.

HIDROLISADO: Essa versão passa pelo mesmo processo de filtragem que o isolado e depois disso ele ainda sofre o processo de hidrólise enzimática. Esse método faz com que a proteína se quebre em fragmentos menores chamados de peptídeos. Isso garante que a absorção seja ainda mais rápida e eficiente. O Whey 100% Hidrolisado é livre de gordura, carboidratos e lactose.

O resultado na prática, não é muito diferente do Whey isolado, e o produto é bem mais caro…. Em minha opinião, só necessita dessa versão, pessoas com intolerâncias mais severas.

Quanto usar?: A conta que fazemos, baseados em estudos que comprovam a eficiência é de cerca de 0,25 g por Kg de peso corporal, ou seja:

Uma pessoa de 60 Kg, deve tomar 15 g; 50 Kg = 12,5g ; 80 Kg = 20g. Mais do que isso, não adianta….. é melhor parcelar essa quantidade durante o dia.

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