02/02/15
Nutrição
POR:

Dietas Detox: Detoxificar o quê?

nair_hababi-detox-emagrecer-dieta

Dietas Detox ??? Detoxificar o que?

A idéia parece incrível…! Após um período ingerindo comidas e bebidas que em excesso que fazem mal a saúde, como açúcar, farinha branca, gorduras saturadas, bebidas alcoólicas, o organismo necessita de uma faxina geral.

O fígado é o órgão responsável pela detoxificação, que é o processo pelo qual o organismo se livra de substâncias estranhas ao organismo que podem causar prejuízos a saúde, como problemas no metabolismo, alterações na produção de hormônios e disbiose intestinal (situação na qual a flora intestinal está prejudicada).

Existem fortes evidências que essas substâncias favorecem o desenvolvimento de doenças como câncer , diabetes e fibromialgia.

Grande parte das dietas denominadas Detox partem dos seguintes princípios :

– Eliminação das substâncias ditas nocivas como corantes, conservantes e, também, alguns nutrientes como glúten e lactose.

– Introdução de nutrientes que favorecem esse processo de “limpeza”, como vegetais (couve, brócolis-crucíferos), tomate, cenoura (licopeno, caroteno ), vitaminas e minerais antioxidantes (que ajudam a eliminação de radicais livres, como limão, gengibre, cacau, abacate ), entre outros.

dieta-para-emagrecer-corpoemdieta.com_

Desta forma , um planejamento Detox parece milagroso…

Mas, alguns pontos devem, ao meu ponto de vista, ser considerados:

1) Não existe comprovação científica que confirmem que glúten e lactose possam prejudicar o organismo. Pelo contrário, alimentos como o leite (e seus derivados como iogurtes e queijos ), aveia e cereais integrais são muito importantes no planejamento de uma dieta balanceada.

2) A introdução desses alimentos benéficos fazem parte de uma alimentação equilibrada. É sim importante consumirmos vegetais, frutas, peixes. Isso se chama equilíbrio, vida saudável, bom senso.

nutrição-nair_hababi-dieta-detox

Não será uma semana de sucos verdes que farão você mais saudável, e sim o equilíbrio.

Faça esportes com regularidade, beba água, coma frutas, verduras, legumes, carnes, leite, etc.

Durma bem e seja feliz . Assim todos o seu organismo, inclusive seu fígado, ficará mais protegido.

Beijos.

liame_schwarz_buchman-nair_hababi

Liane Schwartz Nutricionista CRN 37100 [email protected]

2+

Comente esse assunto no facebook

Deixe seu comentário aqui no blog!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados com essa matéria